XBox 540 já em 2009?

16/05/2008 Sem Comentários por
 

800px-xbox_logo

Desde o lançamento em 2005 da Xbox 360, a Microsoft já ofereceu duas actualizações para a sua consola Next-Gen.

À primeira versão com processador gravado em 90nm seguiu-se uma versão HDMI com os mesmos 90nm mas com a porta HDMI. Resolvidos alguns problemas de produção, a Microsoft optou pelos 65nm da actual versão da consola conhecida pelo nome de código Falcon.

Uma Xbox 360 “Light”

A Microsoft revelou no passado dia 14 a existência do projecto Jasper. Graças à alteração futura do chip gráfico para um Ati Xenos, gravado em 65m, tal como o processador, a Xbox 360 irá beneficiar de uma dieta resultante da redução do consumo e da dissipação térmica. Os preços de produção irão beneficiar deste regime e a consola terá então um form factor mais reduzido, parecido com o que acontece com as PSOne ou PSTwo que são versões lights das suas antecessoras PS1 e PS2.

Xbox 540, um único chip

A versão Valhalla prevê um novo conceito com base na fusão do processador e do GPU num chip único, gravado em 45nm. Esta versão já recebeu o nome de Xbox 540 (embora este ainda não seja oficial).

Tal como acontece com a Jasper, esta versão será mais fina e poderá ser lançada já no próximo ano, conforme referido pelo TG Daily. É difícil imaginar que uma nova versão da consola não traga uma alteração que se impõe a qualquer consola Next-Gen e que ainda há alguns meses era um dilema devido a acordos comerciais complexos: um leitor Blu-ray.

Resta esperar pela confirmação destes rumores pela Microsoft.


Games, Tecnologia
No Responses to “XBox 540 já em 2009?”

Leave a Reply