Xbox 360 vs Nintendo Wii vs Playstation 3

14/06/2007 3 Comentários por
 

O teste das consolas da nova geração.

O que vale mais? o músculo tecnológico da Playstation 3, a inovação da Nintendo Wii ou a experiência da Xbox 360?

A cada geração de consolas existe uma evolução tecnológica e uma batalha pela liderança do mercado: Nintendo versus Sega, Sega versus Sony, Sony versus Microsoft, sempre existiram apenas dois lados na guerra das consolas.

Mas os anos passaram, gigantes tombaram (a Atari saiu-se mal nos anos 80 e a Sega teve de abandonar o mercado de consolas) e mais uma guerra se iniciou. Pela primeira vez na história, três grandes concorrentes enfrentam-se para conquistarem um lugar de honra ao lado dos nossos televisores: Nintendo, Sony e Microsoft.

A veterana Nintendo aposta forte num novo tipo de interacção, em jogos mais simples e com um sistema de controlo revolucionário.

A Microsoft joga os seus trunfos no poder da sua rede online e em jogos muito competentes.

A Sony, do topo da sua liderança na geração anterior, acredita que o segredo da vitória é a tecnologia de ponta num aparelho do tipo “faz-tudo”.

Em teoria todas têm elementos vencedores, mas na prática, com os jogos a decorrerem no écran, a história é outra.

A Nintendo Wii

wii_2.jpg

O seu sistema de controlo curioso e inovador causou sensação quando foi anunciado e impressionou quem jogou. Mas a novidade dura pouco. Além dos seus gráficos serem muito mais fracos em relação aos concorrentes, a maioria dos jogos acabam por ser saturantes depois de serem jogados algum tempo.

Jogar a Wii sózinho é desanimador. A principal piada e potencial desta consola é reunir os amigos e família e fazer a festa, mas mesmo assim o encanto acaba depressa.

No entanto a sua rede online é sensacional, parece um menu interactivo de Tv. Tudo está organizado em écrans simples e claros.

Outro dos destaques da Wii é uma aplicação que edita fotografias e que o aparelho carrega através de um leitor de cartões de memória SD. A interface lembra muito aquela que aparece no filme Blade Runner, comum efeito de zoom excelente.

O preço actual desta consola é de 250 euros.

(site oficial http://wii.com/)

A Playstation 3

ps3_5.jpg

Esta é a maior consola de todas as três. É uma tristeza mas de facto esta consola para além de ser um “trambolho” em dimensões e design, também deixa a desejar em vários aspectos.

Para começar, a Sony acha que todos nós devemos comprar televisões em Full HD, ou seja, televisões capazes de exibir 1080 linhas progressivas, pois os jogos para a PS3 são projectados para esse padrão, o que por si só não é mau. Mas a realidade demonstra que pouquíssima gente no mundo (isso mesmo, no mundo) tem esse tipo de televisores em casa. É que para além de serem absurdamente caros (os mais baratos de 32″ rondam os 2100 euros), quem os tem, sinceramente, vê pouca diferença entre 720 e 1080 linhas progressivas.

Por outro lado a rede online da Playstation 3, que prometeu mundos e fundos, ainda está sem qualquer efeito prático não estando sequer perto do prometido.

Os jogos que existem são escassos e não trazem qualquer novidade ou inovação digna de registo. Não existe um jogo de referência para a Playstation 3 que a torne apetecível de comprar. E a verdade é que, quer queiramos quer não, uma consola é tão popular e tão boa quanto o são os seus jogos, ponto final. Sem jogos extraordinários qualquer consola é apenas… mais uma consola. E quando a consola custa 600 euros não se pode dar ao luxo de ser apenas mais uma.

No que diz respeito ao leitor de Blu-Ray da PS3, a verdade é que o mesmo é perfeitamente desnecessário para os jogos. Resta a função de visionar filmes em alta resolução (apenas para quem tem uma HDTV) mas mesmo nessa área corre o grande risco de se tornar mais um “mono” à semelhança do Betamax em 1975 (também da Sony), caso o padrão da alta resolução venha a ser o HD-DVD.

A PS3 vem equipada com um disco de 60GB, leitor de Blu-Ray e comando sem fios e custa actualmente 600 euros.

(site oficial http://uk.playstation.com/ps3/)

A Xbox 360

xbox360.jpg

Passado cerca de ano e meio após o seu lançamento, existe já disponível no mercado um arsenal de jogos imbatível para a Xbox 360.

Esta consola possui uma excelente relação qualidade/preço e é completamente configurável pois adquirem-se os componentes que queremos e precisamos (quando queremos e podemos).

Para além disso a Xbox 360 funciona como um poderoso e competente Media Center, ligando-se à Internet bem como a qualquer computador com o Windows XP ou o Windows Vista. Assim é possível partilhar com a família e amigos as nossas fotografias, vídeos, musicas e filmes, sempre na comodidade do sofá e em grupo. É uma excelente “ferramenta” multimédia e de grande perfil social.

Quanto à rede online da Xbox 360, conhecida como Xbox Live, é do melhor que alguma vez existiu em qualquer consola. Através do Xbox Live pode-se jogar online com mais de 5 milhões de utilizadores dispersos pelo mundo, falar em tempo real com a nossa equipa ou adversários, manter um campeonato de FIFA entre dois amigos de cidades diferentes e muito, muito mais. Só mesmo experimentando. De referir que esta parte do Xbox Live implica o pagamento de uma suscrição anual que fica por cerca de 5 euros por mês, 60 euros ano. Uma bagatela para a diversão que proporciona.

Para além do jogo online pode-se também fazer downloads de toda a espécie: demos dos jogos mais recentes, videoclips das tuas bandas favoritas, documentários do estilo “making of”, tudo em alta resolução. Podes ainda estar a teclar com os teus amigos através do Messenger enquando jogas um qualquer jogo arcade (a microsoft lançou um magnífico teclado que se encaixa no comando da Xbox e que podes ver num outro post deste blog).

Mais funcionalidades estão na calha para a X360, tais como IPTV, um possível Web Browser, e muitas outras se seguirão.

A Xbox 360 existe em três versões: Core, Premium e Elite.

A versão Core é toda branca e possui o básico para começares a jogar e não tem disco duro, não tem comando sem fios nem o Xbox Live Headset (pode-se comprar o disco duro posteriormente pois o mesmo encaixa do lado de fora da consola sem ser necessária mais nenhuma intervenção).

A versão Premium é branca e cromada e vem com disco duro de 20 GB, cabo HD, Xbox Live Headset, cabo Ethernet e com comando sem fios.

A versão Elite é preta e cromada e tem tudo que a versão Premium tem e acrescenta um disco duro de 120 Gb e ligação HDMI.

A versão Core custa 290 euros, a versão Premium custa 390 euros e a versão Elite ainda não tem preço na Europa mas custa cerca de 480 dólares nos Estados Unidos.

(site oficial http://www.xbox.com/pt-PT/)

Conclusão:

Na minha opinião a Xbox 360 é de longe a melhor opção para o jogador pois cumpre com tudo aquilo que é exigível, nos tempos que correm, para o sucesso de uma consola: boas possibilidades de escolha de configurações no momento da compra, versatilidade de funções, excelente rede online e uma grande variedade de excelentes jogos, com diversos deles a serem não só referência para esta consola como exclusivos para a mesma.

Ah, e a Xbox 360 custa na versão intermédia, a Premium, menos 210 euros que a PS3.

Melhor que isto, actualmente, não conheço.

🙂

Lazer, Tecnologia, Úteis

3 Responses to “Xbox 360 vs Nintendo Wii vs Playstation 3”

  1. Anonymous says:

    Quanto à rede online da Xbox 360, conhecida como Xbox Live, é do melhor que alguma vez existiu em qualquer consola. Através do Xbox Live pode-se jogar online com mais de 5 milhões de utilizadores dispersos pelo mundo, falar em tempo real com a nossa equipa ou adversários, manter um campeonato de FIFA entre dois amigos de cidades diferentes e muito, muito mais. Só mesmo experimentando.

    Mas é pago, ao contrário do que se passa com o serviço online da ps3.

  2. Anonymous says:

    Bom, li atentamente este artigo e tenho a dizer que o facto da da ps3 fazer jogos para full HD não quer dizer que não corram em outros formatos. E a evolução diz-nos que é com minimos altos que as coisas evoluem.
    De resto, tásse bem he he he

  3. sammy says:

    a xbox 360 tem um mundo enorme no xbox live.

    eu tenho a um e agora vou comprar a 360, so o live diz o potencial dela

Leave a Reply