Windows Mobile 7 Preview

22/05/2008 Sem Comentários por
 

O Windows Mobile, tal como o conhecemos, está prestes a sofrer uma mudança radical em termos de aspecto e de interface, ou seja, de usabilidade.

Mas nada melhor para começar esta Preview do que com algumas imagens daquele que promete vir a ser o sistema operativo mais revolucionário para dispositivos móveis: o Windows Mobile 7.

clip_image001

Como podem verificar pelas imagens, as grandes novidades são mesmo o novo interface visual redesenhado e reestruturado, mas principalmente a forma como o utilizador pode interagir com o sistema operativo, que ganha agora mais duas formas bastantes interessantes: o multi-toque e o "shake control" ou “motion gestures”, que é a grande novidade.

O multi-toque nada mais é do que aquilo que já se encontra por diversos dispositivos móveis que cada vez mais vão aparecendo no mercado. Ficam aqui algumas imagens dessa função no WM7. As scroll bars terminam de vez a sua existência, com o lançamento do WM7.

(e-mail gestures)

clip_image002

clip_image001[8]

 

(menu gestures)

clip_image002[4]

 

Como já foi dito acima, o “shake control” ou “motion gestures” irão ser a grande novidade do WM7.

rata-se de um sistema de interacção completamente inovador, que não existe em nenhum equipamento ou software actual e para se usufruir do mesmo não irá ser necessária a criação de nenhum hardware adicional (não usará giroscópios nem acelerómetros), pois o sistema recorre simplesmente à câmara que vem com os equipamentos para detectar os movimentos físicos feitos com o telemóvel e assim converter esses movimentos em comandos direccionais ou outros.

Assim, abanar, inclinar, girar, pousar com o écran para baixo, tudo isso e muito mais, serão “motion gestures” que o sistema interpretará de acordo com a sua intensidade e executará o que estiver definido pelo sistema e pelo utilizador. O telemóvel será também capaz de distinguir se está dentro de uma carteira ou num bolso, evitando assim que qualquer movimento se transforme em “motion-gestures”.

A grande vantagem de não ser necessário hardware adicional é a de que os equipamentos actuais com o WM6 e 6.1, poderão usufruir totalmente desta função, bastando para tal que tenham máquina fotográfica e que façam o upgrade para a versão 7 do Windows Mobile.

 

(wake-up motion-gesture)

clip_image002[6]

 

Os efeitos de transição serão também um aspecto visual forte e apelativo do Windows Mobile 7. Nesta imagem abaixo podemos ver a transição do écran do modo Sleep para Awake.

clip_image001[10]

 

Uma das características que o WM7 irá permitir através da câmara é que esta irá desencadear determinadas acções (sempre definidas pelo utilizador) tendo por base a sua sensibilidade à luz. Por outras palavras e a título de exemplo, poder-se-á executar, entre outras, as seguintes acções:

– ao guardar o telemóvel numa carteira ou bolso ele automaticamente desliga o écran e aumenta o volume de toque para um nível pré-determinado ou muda para modo de vibração, conforme tiver sido definido pelo utilizador;

– Faz Snooze do alarme quando se passa a mão em frente à câmara (excelente para aquelas manhãs em que queremos mais uns minutos de descanso);

– permite tirar automaticamente uma fotografia ou emitir um som pré-definido, sempre que alguém passa em frente à câmara;

– permite conectar-se a outros dispositivos pré-definidos quando a câmara do telemóvel os vê (excelente para chegar a casa, apontar a câmara para o router wireless e automaticamente ligar o wifi e efectuar sincronizações com o PC, sem cabos, nem craddles).

 

Conclusão:

O Windows Mobile 7 está a ser feito, pensado e estruturado de raiz para ser totalmente usado com os dedos, embora venham a existir equipamentos que incorporarão uma stylus para darem essa opção ao utilizador, caso necessite dela para qualquer aplicação “third-party” e também para equipamentos com écrans mais pequenos.

Apesar disso o WM7 está preparado para ser usado em equipamentos sem botões físicos, em equipamentos com apenas alguns botões físicos e em equipamentos com teclados completos. Será portanto um SO bastante versátil e adaptado aos diversos equipamentos do mercado e principalmente às necessidades e gostos dos consumidores. Cada um poderá escolher o terminal que prefere, com ou sem teclado, continuando a usufruir da excelência do WM7 em toda a sua plenitude.

Como se pode constatar, a Microsoft prepara uma revolução no seu Windows Mobile e essa mudança de certeza que irá apelar aos consumidores interessados em algo mais que um simples gadget multimédia como é o iPhone mas que não gostavam do Windows Mobile devido às suas características anteriores. Agora irão ter de facto, o melhor dos dois mundos: produtividade e entretenimento numa “embalagem” apelativa, inteligente, moderna e funcional.

Mas se estão já a pensar em comprar a próxima máquina com WM7 bem podem esperar até 2009, que é altura prevista para o seu lançamento pela Microsoft.

Entretanto podem ter uma ideia mais completa do novo Windows Mobile 7, neste site.

Software, Tecnologia
No Responses to “Windows Mobile 7 Preview”

Leave a Reply