Wikia Search

26/12/2007 Sem Comentários por
 

A Wikipédia prepara-se para lançar em 2008 um motor de busca capaz de concorrer com o Google.

Jimmy Wales, o grande mentor do projecto original Wikipédia, revelou em comunicado que o seu motor de busca, intitulado de Wikia Search, irá ser lançado ao público dia 7 de Janeiro.

A palavra chave do Wikia Search é a transparência, já que são os utilizadores que decidem a relevância dos resultados de cada pesquisa, ao invés do que acontece com os motores de busca tradicionais – como o Google, Yahoo! e Live -, que contam com algoritmos matemáticos para determinar a importância de cada site.

wikisearch.jpg

Jimmy Wales tem criticado fortemente os seus concorrente Google e Yahoo!, acusando-os de serem serviços fechados e que não revelam a minima informação sobre como são alcançados os resultados das pesquisas.

A Wikia – a empresa com fins lucrativos do fundador da Wikipedia – já revelou que o projecto encontra-se actualmente na mãos dos beta-testers e que o seu lançamento está agendado para dia 7 de Janeiro.

Como em tudo na vida, o Wikia Search vai necessitar da ajuda de todos, para conseguir um dia competir directamente com os grandes colossos Google e Yahoo.

Fonte:Ciberia

Internet
No Responses to “Wikia Search”

Leave a Reply