Claude LeLouch por Paris (C’était un rendez vous)

03/08/2011 Sem Comentários por
 

Em 1976, portanto há 31 anos, o realizador francês Claude Lelouch montou uma câmara de filmar, (com estabilizador de imagem), na frente de um Mercedes-Benz 450SEL 6.9L e dispôs-se a fazer um percurso pelo coração de Paris à maior velocidade que conseguisse.

O início da viagem estava marcado para o início da alvorada. Só seria possível gravar 10 minutos de filme e o trajecto a seguir começaria em Porte Dauphine e seguiria pela zona do Louvre terminando junto à basílica de Sacre Coeur.

É claro que Lelouch não conseguiu qualquer autorização, (nem tentou conseguir), para interditar qualquer rua ao trânsito local.

Percurso da viagem

Apesar disso, completou o circuito em 9 minutos, chegando a atingir os 200 km/h em certos momentos da viagem. Escusado será dizer que, para tal ser conseguido, foram passados sinais vermelhos e ruas de sentido único, entre outras infracções nada recomendáveis.

O resultado foi acima de espectacular, mas só em termos do filme conseguido pois quando Claude Lelouch o divulgou…. foi preso! A partir daí o filme foi proibido, sendo apenas partilhado a nível underground.

Montagem da câmara no Mercedes

Por isso e para quem ainda não viu o vídeo, é altura de prender a respiração e ligar o som. Esta é a versão integral, uma raridade.

Para aqueles que já viram, é óbvio que gostarão de rever a emoção de passearem por Paris como se fossem a bordo de um Ferrari 275 GTB – (que é o som de motor que se ouve mas que foi “colado” por cima do som do Mercedes por LeLouch).

Como curiosidade final, o vídeo que vão ver foi utilizado pelos Snow Patrol no videoclip da sua música Open Your Eyes.

Site de Claude LeLouch


Curiosidades, Videos
No Responses to “Claude LeLouch por Paris (C’était un rendez vous)”

Leave a Reply