Skywalk, caminhar pelo céu

04/01/2008 Sem Comentários por
 

A MRJ Arquitectos projectou um miradouro de vidro no lado oeste do Grand Canyon, nos Estados Unidos da América, uma obra que se situa a mais de 1200 metros do chão, neste caso do rio Colorado que atravessa aquele desfiladeiro americano.

O intitulado “Grand Canyon Skywalk” é o primeiro miradouro com estas características a estar situado a uma altura tão elevada.

skywalk-004.JPG

skywalk-005.JPG

O miradouro está integrado num complexo mais vasto, constituído por uma série de infraestruturas, tais como: um centro para visitantes com mais de 1.800 metros quadrados e três andares, sendo que no rés do chão e no primeiro andar ficarão situados um museu, uma sala de projecção de cinema, uma área VIP, uma loja de souvenirs e ainda restaurantes e bares.

Um dos restaurantes fica situado na extremidade do desfiladeiro e tem duas esplanadas, uma na cobertura e outra no solo. No segundo andar estão situadas várias salas próprias para casamentos, reuniões, congressos ou eventos especiais.

Quanto ao miradouro propriamente dito, ele tem a forma de uma ponte em forma de U com três metros de largura, 21 metros de comprimento e com protectores de 1,5 metros de altura. Está preparada para suportar o peso de, imagine-se, 32.000 toneladas. Resiste a ventos com velocidades até 160 km/h e suporta terramotos com magnitudes até 8.0 da escala de Richter.


skywalk-001.JPG

skywalk-002.JPG

O miradouro é todo feito em vidro temperado (produzido pela Saint Gobain), incluindo a sua base (chão), cuja estrutura é construída com 41 peças de vidro laminado e curvo, para que se possam substituir caso fiquem riscadas e diminuam a visibilidade.

A construção começou em 2004 e os testes finais de segurança foram efectuados em Maio de 2005, tendo os mesmos ultrapassado em 400% os mínimos exigidos. A abertura ao público foi em 28 de Março de 2007 mas a construção total do complexo só estará completa nos primeiros meses deste ano.

Turismo
No Responses to “Skywalk, caminhar pelo céu”

Leave a Reply