HTC Diamond Review (Fotos e Videos)

07/05/2008 Sem Comentários por
 

htc-diamond-screens.bmp

O dinâmico, estilizado e original interface é apenas a ponta do icebergue do novo PDA/Telemóvel da HTC. Juntando-lhe o HSDPA, WiFi, GPS, 4GB de armazenamento, um écran VGA de 640×480 e um GPU (Processador Gráfico dedicado) temos um aparelho capaz de desafiar qualquer um dos seus concorrentes que existam ou venham a existir no mercado, durante este ano de 2008.

Estamos naturalmente a falar do HTC Diamond, cuja apresentação se deu no passado dia 6 deste mês e que se espera começar a ser comercializado na Europa no final deste semestre.

O novo interface TouchFlo 3D, usado a primeira vez no HTC Touch, evoluiu para aquilo que seria natural: um interface que é lindo de morrer, muito mais completo e que torna as tarefas comuns do dia a dia muito mais simples de executar (ver mail, mandar sms’s, usar a lista de contactos, ouvir música, ver vídeos, aceder à net, etc). As selecções de menus são agora verdadeiramente usáveis apenas com os dedos, contrariamente às anteriores versões com Windows Mobile. Tudo isto num ambiente de excelência e verdadeiramente 3D.

O novo écran é de altíssima resolução e isso torna-se evidente quando se utiliza para visionar vídeos e fotografias. Para além disso o HTC Diamond possui também um sensor de movimento que faz com que o écran se adapte à posição física do telemóvel (tal como no iPhone) quando estamos a ver vídeos ou fotografias. A stylus é magnética e está presa ao aparelho por um iman, desencadeando automaticamente várias funções (programáveis) quando é retirada. Por exemplo, ao ser retirada pode desencadear automaticamente a abertura do bloco de notas para apontamentos rápidos.

O design do Diamond é extremamente estilizado, diria mesmo que quase demasiado estilizado para alguns gostos. Na parte frontal, em vez de um cursor circular direcional, a HTC optou por uma Touchwheel “à lá iPod”. A espessura do Diamond é também uma agradável surpresa, apenas 11mm, o que o torna o PDA baseado em Windows Mobile mais fino do mercado.

Aspectos de design à parte, o HTC Diamond surpreende também na parte de hardware. Vem equipado com um novo processador Qualcomm de 528MHz e com 192MB de RAM e 256MB de ROM. Tem conectividade por HSDPA (7,2Mbits/s), Wifi, GPS com a-GPS e A2DP Stereo Bluetooth.

A concorrência:

O seu principal rival deverá ser o Sony Ericsson XPERIA X1, que também está a ser feito pela HTC, embora com um sistema de interface distinto do TouchFlo 3D. A principal vantagem do XPERIA X1 será, para alguns, o facto de possuir um teclado QWERTY completo deslizante.

Por outro lado foi referido pela HTC que o teclado virtual do Diamond foi redesenhado para facilitar ao máximo a sua utilização. Resta esperar para ver a sua usabilidade.

Se por um lado o Diamond tem 4GB de armazenamento contra apenas 400MB do XPERIA, este tem a vantagem de ter uma entrada para cartões microSD o que lhe permite aumentar a capacidade até 32GB, (a um custo acrescido, claro, e só quando houver cartões microSD dessa capacidade e a preços “decentes”).

A falta de uma entrada standard para headphones no HTC Diamond pode também ser um handicap para alguns potenciais compradores (o HTC Diamond usa a porta miniUSB para ligar os phones dedicados que vêm com o aparelho). Como opção pode-se usar uns phones wireless via Bluetooth, mas isso implica também um custo adicional e um gasto maior de bateria.

Conclusão:

Trata-se de uma simples fusão de filosofias: pega-se no interface do iPhone e aplica-se ao hardware do XPERIA X1 e consegue-se um aparelho que provavelmente supera os dois enquanto separados.

Qualquer pessoa que esteja a aguardar pela nova versão do iPhone ou pelo XPERIA X1, (e que não seja fanático de nenhum dos dois), deverá ter em alta consideração este HTC Diamond pois poderá ser a junção do melhor dos dois “mundos”.

Para já há muita coisa positiva e para se gostar no HTC Diamond, resta agora esperar que o mesmo seja testado pelos habituais sites da especialidade e esperar que ele seja lançado no mercado.

Especificações Oficiais:
• Processador: Qualcomm® MSM7201A™ 528 MHz;
• Sistema Operativo: Windows Mobile® 6.1 Professional;
• Memória: 256 MB ROM, 192 MB DDR SDRAM;
• Armazenamento interno: 4 GB;
• Dimensões: 102 mm X 51 mm X 11.5 mm;
• Peso: 110 g (with battery);
• Ecrã: 2.8? TFT-LCD táctil com resolução VGA (640×480);
• Conectividade: 3,5G – Tribanda com HSDPA e HSUPA , 7.2 mbps, Bluetooth 2.0 com EDR e WiFi 802.11 B/G;
• Interface: TouchFLO™ 3D, Touchwheel e 4 botões sensíveis ao toque;
• GPS: GPS e A-GPS;
• Câmara: 3.2 MP com autofocus; câmara secundária: VGA;
• Multimédia: Microfone, Speaker e Rádio FM com RDS; Leitor MP3, WMA, AAC, AAC+, WAV
• Bateria: Iões de Lítio ou Polímero de Iões de Lítio, com capacidade de 900 mAh;
• Tempo de conversação: 330 min com GSM; Standby 295 horas.

Imagens do HTC Diamond (clica para ampliar)

touch_diamond_music.jpg touch_diamond_people.jpg 3-4_left_weather.jpg touch_diamond_back.jpg

02_accessories.jpg 05_camerahand.jpg 03_camera.jpg

01_a-size-that-fits-you.jpg 08_navi-light.jpg 07_hold_white_flower_black.jpg

Vídeo Publicitário

Vídeo de demonstração do sistema TouchFlo 3D

Tecnologia
No Responses to “HTC Diamond Review (Fotos e Videos)”

Leave a Reply