Computador portátil Magalhães

11/08/2008 1 Comentário por
 

magalhães 03

A JP Sá Couto está a desenvolver em parceria com a Intel o primeiro computador totalmente produzido em Portugal e que deverá ficar pronto para comercialização já em Setembro próximo.

Trata-se de um computador portátil dirigido a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos e será disponibilizado em duas versões com diferentes processadores: Intel Celeron a 900 MHz e Intel Atom a 1,6 GHz.

O computador vai ser construído na nova fábrica de computadores (que também foi projectada pela multinacional Intel e pela portuguesa JP Sá Couto) e que vai ser construída na zona do Freixieiro, em Matosinhos.

O nome de baptismo escolhido para o primeiro computador português foi "Magalhães", numa referência ao comandante português que fez a primeira circum-navegação do mundo.

magalhães 01  magalhães 02

 

Os computadores Magalhães podem ser pedidos a partir de Setembro, através da Internet, depois de recebidos os códigos emitidos com base nas matrículas feitas nas escolas do 1.º ciclo.

Fonte do Ministério da Educação explicou à Lusa que os códigos serão entregues às famílias pelas escolas e que a requisição do computador é feita através de um formulário preenchido na Internet.

O computador portátil com acesso à Internet terá um custo máximo de 50 euros e será distribuído no âmbito do programa "e.escolinha".

Na apresentação oficial do Magalhães, o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou a distribuição de 500 mil computadores portáteis aos alunos do 1.º ciclo.

O governante informou que o computador será gratuito para os alunos do primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão da acção social escolar.

Para os alunos que não são abrangidos pela acção social escolar, o computador Magalhães custará 50 euros.

Actualidades, Notícias, Tecnologia

One Response to “Computador portátil Magalhães”

  1. Duarte says:

    boa ideia

Leave a Reply