Carros eléctricos em Portugal

31/07/2009 Sem Comentários por
 

De acordo com o site do Governo, “a Renault-Nissan anunciou que Portugal, a par do Reino Unido, foi o país escolhido para construção de uma fábrica de baterias para automóveis eléctricos. Trata-se de um investimento que foi negociado com o Governo e que inclui um projecto-piloto com o objectivo de criar uma rede de abastecimento destes veículos.

A fábrica de baterias de iões de lítio – uma tecnologia moderníssima – destinadas ao abastecimento de carros eléctricos, que vai criar 200 postos de trabalho e representa um investimento de 250 milhões de euros, deverá começar a funcionar em 2012, refere a empresa. A capacidade anual da fábrica será de 60 mil unidades.

A aliança Renault-Nissan está a estudar com outros governos europeus outras localizações para fábricas de baterias, de forma a dar resposta à procura.” – fim de citação.

Apesar dos inúmeros Velhos do Restelo que abundam neste país, praguejando derrotismos a cada medida positiva que é tomada, seja por que governo for, a verdade é que mais uma vez se demonstra que a melhor maneira de Portugal seguir pelo bom caminho é fazer-lhes orelhas moucas e deixa-los a falar sozinhos.

Assim sendo, quem é realmente interessado no futuro de Portugal, deve acolher esta notícia com orgulho e felicidade, não apenas pelo facto de sermos escolhidos para um projecto pioneiro mas principalmente pelo que ele poderá representar no futuro dos nossos filhos e netos, em termos ambientais e culturais.

Podem portanto começar a escolher um dos Nissan que brevemente circularão pelas nossas ruas, dando o exemplo ao resto do Mundo. O Estado financia 6500 euros na compra de um destes carros, caso se entregue um carro com motor de combustão para abate.

Nós, aqui pelo CoeXisT, gostamos do Nissan Nuvu – (imagens via CarMagazine)


Ecologia, Tecnologia
No Responses to “Carros eléctricos em Portugal”

Leave a Reply