ABC de sobrevivência e sucesso no emprego

24/04/2008 Sem Comentários por
 

 

Uma visão realista sobre os empregos actuais.

Segue alguns destes conselhos e vais ver que irá tudo correr muito melhor no teu emprego.

 

Encontra sempre um plano B

– Se não gostas do teu emprego utiliza-o como um degrau. Enquanto estiveres lá, estuda, faz cursos, concursos, inventa um negócio próprio e tira o máximo de conhecimento que esse emprego te pode oferecer. Dessa forma ficarás sempre actualizado para o mercado de trabalho e evitarás ficar no fundo do poço caso sejas mandado embora.

 

Nas jantaradas entre colegas

– Nunca acredites naquela expressão do chefe, quando te olha sorridente e diz: “Sou teu chefe só lá dentro aqui fora somos todos iguais.” Pura TRETA!!. Nesses eventos és sempre observado, desde as asneiras que falas até à quantidade que comes e que bebes. Não te exponhas, principalmente se o teu chefe for uma mulher, pois ela vai-te julgar muito mais e transmitir os acontecimentos com mais velocidade. Quem trabalha com mulheres, sabe bem o quanto isto é a pura verdade. Outra regra fundamental é nunca levar a família a esses eventos. Quanto menos souberem sobre a nossa vida privada, melhor. O corte e costura, numa empresa, nunca pára. Tens a certeza que queres ver a tua família ser alvo de cochichos de corredores?

 

Não caias na história do "és um tipo porreiro!”

– Fica atento quando ouvires frases do género: “Todos gostam de ti”, “tu és o tipo mais porreiro da equipa” e bajulices do género. Até pode até ser verdade, mas não interessa para o teu trabalho. As empresas são feitas de números e é isso que importa, ser o tipo “porreiro” não te adiantará nada se não tiveres bons resultados. Quando um superior apregoa alto e bom som que valoriza muito o relacionamento inter-pessoal, na verdade ele apenas quer dizer que tens que te dar bem com o chefe e mais nada. Um funcionário que ninguém gosta e tem um bom rendimento ganhará uma promoção muito mais rápidamente do que um que todos amam e não produz o que deveria.

 

Regras da empresa Cartoon emprego

 

Trabalho não é lugar para fazer amigos

– Amigos no ambiente de trabalho normalmente não existem, apenas temos colegas. Se houver uma oportunidade de promoção achas que o teu “amigo” vai preferir que ganhes mais do que ele? Pois… Abre os olhos e nunca te esqueças do seguinte:

1 – Em 90% dos casos, quando saíres da empresa vais perder o contacto com quase todos e nunca mais voltarás a conviver com eles. A tua atitude vai mudar e a deles idem aspas.

2 – Nunca confies os teus segredos às pessoas do teu emprego, nem fales de assuntos intímos, NUNCA!!! Tudo que os outros saibam (a mais) sobre ti, pode ser (e será) usado contra ti.

3 – Amigos de verdade são a nossa família e as amizades que construimos ao longo de décadas de vida, muitas delas desde o tempo da escola. Os amigos são as pessoas com quem tu preferes estar e com quem queres conviver nos teus tempos livres, nos fins-de-semana, nas férias. De certeza que nessas alturas não é com os colegas de emprego que te apetece estar, nem é a eles que convidas para jantar em tua casa, pois não?

4 – No trabalho vive-se de um jogo de impressões e há pessoas tão hábeis nisso que fariam corar de vergonha o maior profissional de teatro. Não entres no jogo dessas pessoas pois elas irão ganhar-te em experiência e fazer de ti o instrumento ideal para ELAS alcançarem os seus objectivos. É melhor ser-se impessoal do que ser-se um alvo, por isso com essas pessoas sê apenas profissional, cordial e nada mais. Nada de confianças e sorrisos rasgados. Protege-te.

 

Nunca reveles as tuas intenções a ninguém do trabalho

– Caso estejas a estudar ou a trabalhar em outra coisa para ires embora, mantém o segredo. Fazendo assim não passarás a impressão de que esse emprego não tem valor. Dá a entender que ali é o paraíso, que sonhas ficar lá a vida toda e dá sempre o teu melhor, nunca deves deixar de ser profissional até ao fim.

 

Todos odeiam “lambe-botas”

– Mas eles dão-se bem. Um “lambe-botas” é odiado por quase todos os colegas mas na verdade isso não influencia em nada, pois afinal o chefe é quem manda. O teu superior não irá ver o “lambe-botas” como tal, mas sim como um funcionário aplicado que está sempre à disposição. Não arranjes problemas com esses “óptimos” funcionários, pois se o fizeres só tu tens a perder. E nunca te esqueças do principal:  no "elevador das promoções", a paciência do teu chefe é o "botão de acesso aos andares acima", por isso não abuses dela.

 

Texto adaptado de Sala2.com

Reflexões
No Responses to “ABC de sobrevivência e sucesso no emprego”

Leave a Reply