Nokia N98 versus iPhone

24/11/2007 8 Comentários por
 

nokia_versus_iphone.jpg
(clica para aumentar a imagem)

Os rumores não param de aumentar na web de que a Nokia está já a preparar o rival do iPhone.

Enquanto tudo não passa de rumores, eu aguardo para ver o nível de resposta que a Nokia terá forçosamente que dar ao telemóvel da Apple.

A acontecer tal, tenho a certeza de que não só o seu lançamento será posterior ao do iPhone na Europa, como também o aspecto técnico será bem superior ao aparelho da Apple, o que convenhamos é tudo menos difícil, considerando as enormes lacunas que o iPhone apresenta em relação às necessidades e hábitos do mercado actual europeu. O que é suficiente para o mercado dos Estados Unidos, não é sequer aceitável para o mercado de comunicações móveis da europa, que já se encontra tecnologicamente muito mais avançado.

Penso também que o aspecto comercial deverá ser bem estudado pela Nokia, pois o maior impacto do iPhone junto do consumidor não é, de todo, resultante das suas capacidades como telemóvel mas antes pelo “brilho” que apresenta, pelo design e pelo status que é atribuido a quem o possui.

Por isso, prevejo um ataque de marketing sem precedentes por parte na Nokia, através da criação de uma grande expectativa, para que os consumidores não comprem o iPhone e esperem pelo N98, que poderá ser a “jóia da coroa” da marca finlandesa que estará a ser lapidada a esta altura.

Como objecto de status, o iPhone irá de certeza superar a Nokia nos clientes de gama alta, pelo que a Nokia só conseguirá dar a volta a essa situação se conseguir introduzir no mercado o seu “iphone” com um posicionamento tecnológico superior ao produto da Apple. Só com um confronto declarado e sem rodeios é que a Nokia conseguirá tal posição, e como é do conhecimento geral que no mercado Europeu a distribuição e penetração da Nokia é imbatível, penso que o iPhone irá ter muita dificuldade em conquistar uma significativa quota de mercado como conseguiu nos Estados Unidos.

Outro factor contra a facilidade de penetração do iPhone no mercado europeu tem a ver com a alegada rigidez e custo elevado dos contratos que é necessário celebrar pelos clientes com com as operadoras. Esse factor joga a favor da Nokia que não impõe nenhuma exigência desse tipo na venda dos seus telemóveis, dando a opção ao cliente de comprar um aparelho desbloqueado ou não.

A Apple só existe no mercado português há poucos anos e a sua maior reputação está reduzida a um só produto: o iPod, pelo que quando o consumidor mais tradicional se vir confrontado com o iPhone, um “telemóvel” desenvolvido por uma marca que pouco conhece, que não aparenta ter muita experiência na área, a persuasão a faze-lo aderir a esse produto será complicada, mesmo na gama alta.

Por isso fica a questão: como será o novo Nokia N98?

Vamos esperar para ver.

🙂

Notícias, Opinião

8 Responses to “Nokia N98 versus iPhone”

  1. Joao Tomas says:

    Tanta conversa do iphone. Eu cá já estou bem servido. Já viram o G600 da Samsung? É esse mesmo! Estive a experimentar no outro dia e digo-vos que nota-se os 5 Megapixeis – sem contar que visualmente o telemóvel é muito bom. Vejam lá – Samsung SGH-S600 – apesar de ser mais giro ao vivo, claro, sempre podem ter uma ideia aqui.

    João T

  2. CoeXisT » Opinião sobre iPhone says:

    […] blog amigo, emitiu esta opinião sobre este meu artigo e não deixa de ser interessante verificar que na generalidade das pessoas ainda subsiste a ideia […]

  3. Santiago says:

    Poxa vida comprei meu Iphone e não curti muito já estou querendo comprar um Nokia N95 vamos ver no que vai dar.. flw!

  4. Haru says:

    Hã…
    Eu curto meu iPhone, vo comprar esse Nokia só para experimentar, se não gostar, eu vendo.

  5. Lucas says:

    Gostaria de saber as vantagens do Nokia e quanto ele custa.

  6. iphonee says:

    iphoonee umilhaaa

  7. wesley says:

    Não sei qual a graça que as pessoas veem no iphone, um aparelho limitado com uma camera horrivel bateria não aguenta merda nenhuma, caro, existem varios aparelhos bem melhores. Tenho certesa que o nokia é bem melhor, e nem precisa ser o N98, o N97 já acaba com o iphone.
    AAA e se vc acha que eu não sei oque estou falando, ja testei varios iphones e outra se quebrar rsrsrs a assistencia não é das melhores.

  8. will-iam says:

    Nokia sempre Nokia

Leave a Reply